quarta-feira, 26 de abril de 2017

ACÁCIA E OS FANTASMINHAS

Apresentação do livro «Acácia e os Fantasminhas»

Decorreu no dia 21 de abril, na Biblioteca da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, a apresentação do livro “Acácia e os Fantasminhas”, da autoria de Margarida Pogarell. A escritora, como reside na Alemanha, não se pôde deslocar a Portugal e convidou a Psicóloga do nosso Agrupamento, Sónia Pereira, a apresentar o livro e ser embaixadora desta causa. Margarida Pogarell, com as ilustrações de Robert Pogarell, leva-nos numa viagem por um mundo onde reinam o amor e a amizade, a ajuda, a solidariedade e a partilha.
 
A autora inspirou-se na história verídica da menina Acácia Oliveira, de Armamar, que desde tenra idade sofre de paralisia cerebral. Optou por ficcionar a história, em virtude da dificuldade que existe sempre na abordagem ao tema das “diferenças”.
A sessão de apresentação contou com a presença e intervenção da Professora Alice Fernandes, da Psicóloga do Agrupamento de Escolas, Sónia Pereira, da própria Acácia e da sua mãe, Clara, que revelaram a coragem, o sacrifício, a determinação e o sorriso com que a Acácia encara o seu dia-a-dia e interage com os outros na sua vida escolar, pessoal e social.
A história de Acácia é um exemplo de luta e determinação, por parte dela e da sua mãe, na superação de obstáculos e integração social. A menina frequenta o ensino regular, frequenta uma turma com crianças sem problemas, e é considerada um caso de sucesso de integração educativa.
O desejo da autora do livro é que esta história “possa sensibilizar os meninos, os jovens e mesmo os adultos, e os leve a conviver de forma mais natural, no dia-a-dia, com as diferenças e semelhanças”, acrescentando que “são estas características que nos tornam seres únicos”.
Foi com o objetivo de relembrar a importância da inclusão social junto dos alunos, que a Biblioteca Escolar da Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral promoveu esta enriquecedora iniciativa. 

A história da Acácia já foi apresentada na Escola Básica Abade de Mouçós e será alargada no dia 26 de abril, à Escola Básica nº 7 e à Escola Básica do Douro.
Sónia Pereira (psicóloga)
Publicado em Notícias de Vila Real (26/04/2017)


Sem comentários:

Enviar um comentário