sábado, 13 de junho de 2020

À DESCOBERTA DE SANTO ANTÓNIO



À DESCOBERTA DE SANTO ANTÓNIO



A pensar nos mais novos, mas de forma atrativa para todas as idades, este livro dá a conhecer o percurso de vida de Santo António, que nasceu em Lisboa (por volta de 1192), onde foi batizado, tendo falecido em Pádua em 1231. Escrito com uma linguagem simples refere os acontecimentos fundamentais da sua vida, a vários níveis emocionante e inspiradora.




Um Santo António Diferente

Sem carrossel e foguetes ,
Com silêncio, sem multidão.
 Vila Real  festeja 
 Santo António com  o coração 

Em casa vamos ficar
umas modinhas dançar
Viva o nosso Santo António
ele nos irá ajudar 

Ó meu rico Santo António
Santo da minha cidade
O futuro, o amanhã
Renasça com FELICIDADE

autora
  Áurea Pimentel
IMAGENS QUE FALAM, CANTAM E ...TRAZEM SAUDADE



Um tostão para o Santo António 




  Andava um garoto a pedir um tostãozinho para o Santo António. Uns davam, outros não.

   Até que passou por ele um senhor de sobretudo comprido, até aos pés, e de sandálias, vejam bem. E se estava frio!

   O garoto, cá de baixo, reparou no desconcerto, não deu importância. E vá de pedir:

   — Dê-me um tostãozinho para o Santo António...

   O senhor do sobretudo castanho todo esfarrapado debruçou-se para o miúdo e, sorrindo, disse-lhe assim:

   — Tanto andas tu a pedir como eu. Hoje ainda não me deram nada.

   — A mim já — respondeu o garoto. — Quer ver?

   E mostrou-lhe, na palma da mão, umas tantas moedas. O mendigo contou-as.

   — Davam e sobravam para pagar uma sopa e um pão, ali, na taberna da esquina — observou o mendigo.

   — Mas eu não tenho fome — preveniu o garoto. — A minha mãe deu-me de almoçar, ainda agora.

   O senhor mendigo suspirou e disse:

   — Pois a minha mãe já morreu. Deve ser por isso que ainda não comi nada, hoje...

   O mocinho olhou para o homem, a certificar-se se seria verdade o que ele dizia. Os olhos tristes do mendigo garantiram-lhe que sim.

   Foi a vez de o garoto suspirar:

   — Este dinheiro era para eu comprar berlindes...

   O homem de sandálias admirou-se:

   — Mas tu, há bocadinho, não pedias para o Santo António?

   O garoto riu-se:

   — É um costume. Quero eu lá saber do Santo António! É tudo para os berlindes.

   O mendigo não estranhou a revelação. Percebia-se, a conversa ia ficar por ali. Despediu-se:

   — Ainda tenho hoje muito que andar. Adeus e boa colheita.

   O rapazinho viu-o descer a ruela, num passo cansado. Então, num impulso, correu atrás dele e puxou pela ponta da corda, que o homem trazia à roda da cintura:

   — Tome lá para um pão e para uma sopa. Mas não vá ali àquela casa da esquina, que são uns mal-encarados. Na outra rua abaixo, há mais onde comer.

   O homem de sandálias e sobretudo roto, que lhe davam um ar de frade de antigamente, agradeceu as moedas e o conselho e seguiu caminho.

   O garoto voltou ao seu poiso. E quando, pouco depois, porque estava frio, meteu as mãos nos bolsos, encontrou-os atulhados de berlindes...



António Torrado
O mercador de coisa nenhuma
Porto, Livraria Civilização Editora, 1994














NO ANO PASSADO....

CLICA AQUI
https://www.youtube.com/watch?v=R457WsyUefI

 DANÇA E CANTA, MESMO EM CASA  FESTEJA O NOSSO SANTO ANTÓNIO



Sem comentários:

Enviar um comentário