sexta-feira, 15 de março de 2019

SEMANA DA LEITURA


Rede de Bibliotecas de Vila Real celebra Semana da Leitura de 8 a 15 e março,  com uma programação diversificada
Alice começava a enfadar-se de estar sentada no barranco junto à sua irmã e de não ter nada que fazer; uma ou duas vezes espiara furtivamente o livro que ela estava a ler, mas não tinha figuras nem diálogos, “e de que serve um livro” – pensou Alice – “sem figuras nem diálogos?”. - Lewis Carroll

Ao escolher “Leitura e ilustração” como tema da Semana da Leitura 2019, tendo sempre presente o mote proposto pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para a celebração do evento – “Hoje leitor, amanhã leitor!” - a Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) pretende, por um lado, sublinhar a importância da ilustração na compreensão leitora e no desenvolvimento da linguagem plástica e, por outro, suscitar a exploração das múltiplas relações que se estabelecem entre o texto verbal e o texto visual na produção do(s) sentido(s) do(s) texto(s). 
Para a consecução dos objetivos a que se propôs, a Equipa da Rede de Bibliotecas de Vila Real preparou um plano de atividades diversificado dirigido ao público escolar e à Comunidade em geral. A festa da leitura começa já no próximo dia 8, 9 e 10 de março, com a 1ª edição da Feira do Livro, no edifício do antigo Governo Civil, que conta com animação cultural preparada pelos Agrupamento e Escolas Não Agrupadas da Rede. Ao longo da semana, de 11 a 15 de março, haverá palestras, encontros com escritores e ilustradores, contos na eira,  visitas guiadas à Biblioteca Municipal, workshops,  exposições.
A concretização deste plano de atividades não seria possível sem o apoio e colaboração do Município de Vila Real, também ele apostado na formação de leitores, hoje, porque também ele consciente que os leitores de hoje serão os leitores-cidadãos esclarecidos, responsáveis, empáticos e criativos de amanhã. 


Rede de Bibliotecas de Vila Real

Sem comentários:

Enviar um comentário