Hoje os alunos da professora Adelina Morgado tiveram uma aula diferente.
No âmbito de um projeto ligado ao meio ambiente, os alunos sentiram a necessidade de construir um galinheiro, e convidaram a arquiteta Anabela Quelhas para lhes ensinar alguns truques do desenho. Quando tem que se comunicar corretamente aquilo que se pretende construir é preciso obedecer a algumas regras do desenho. Os alunos já tinham registadas as dimensões, já sabiam a sua localização, os materiais que irão ser utilizados, já imaginavam a sua forma, faltava só desenhar.
Aprendeu-se a medir, a utilizar uma escala de redução, a desenhar a planta e os alçados, a assinalar os materiais a aplicar, registar a legenda e finalmente fazer o rótulo de identificação do desenho. Conversou-se sobre galinhas, raposas, poleiros, ninhos, ovos, madeira, cimento, pregos, chapas, portas, redes e paletes e trabalhou-se a porta para o raciocínio abstrato e a visualização do espaço, de forma fácil e divertida. Informaram, que no interior iriam ter o poleiro, o bebedouro e 4 ninhos para as galinhas porem os ovos.
Perceberam que esta forma de desenhar é necessária em muitas profissões. Referiram-se algumas. Um dos alunos informou-me que o pai dele é engenheiro, mas que só desenha plantas, não desenha alçados.😁 Todos os alunos seguiram as explicações escritas no quadro. depois de espreitarem pela janela para o espaço onde será o futuro galinheiro, e registram-nas numa folha tal e qual como se faz num verdadeiro projeto.
Finalmente perceberam o que é uma maquete e que nos dias de hoje até se pode fazer tudo isto no computador, mas sempre cumprindo as regras ensinadas. A Professora Lina confidenciou que os ninhos iriam ter ovos de várias cores para depois poder avançar para a matemática.
A arquiteta sugeriu que aproveitassem uma tarde de sol para refazer o desenho da planta no chão do futuro galinheiro, para perceberem bem a planta.
No final prometeram informar a arquiteta sobre a evolução da obra e da raposita que anda a rondar a escola. Boas práticas.
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