O Dia Escolar da Não Violência e da Paz comemora-se anualmente a 30 de janeiro.
A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional.
Foi escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.
O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência.
Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.
Refeletir as nossas palavras, os nossos atos.
No ano passado esta data foi comemorada de modo muito especial, até o senhor ministro João Cravinho nos visitou, estando presente na nossa biblioteca e respondendo às questões que lhe foram feitas, alargou os nossos conhecimentos sobre a PAZ, SEGURANÇA.
HOJE, é diferente, mas não é por isso que esquecemos esta data.
Talvez mais do que nunca seja necessário LEMBRAR.
A equipa da biblioteca tinha pensado numa atividade muito interessante, mas...não dá duma maneira dá de outra.
A escolha caiu na leitura do livro "O PATINHO FEIO"
Com uma representação de teatro de fantoches, todos vós iriam conhecer e pensar como esta história tão simples, é TÃO BELA EM ENSINAMENTOS E VALORES.
Na falta da dramatização, que esperamos apresentar-vos logo que seja possível, ficam aqui alguns dos trabalhos preparados para a atividade.
LINDOS! BREVEMENTE IRÁS CONHECÊ-LOS....
Se conseguires lê este livro, há várias versões, mas o nosso trabalho centrou-se nesta edição, exemplar que temos na biblioteca.
Sem comentários:
Enviar um comentário