sábado, 25 de abril de 2020

25 de abril


Hoje vou contar-vos a história desta fotografia:
O autor da fotografia do menino com o cravo na G3 chama-se Sérgio Guimarães, nasceu no Porto e morreu relativamente novo, em 1986.
Era fotógrafo, sobretudo de publicidade, mas também fez outras fotografias com outros destinos, nomeadamente para certos livros que editou  destacando-se, “O 25 de Abril visto pelas crianças”.
 Orgulhava-se de ser filiado no Partido Comunista e, quando viveu em Paris nos anos sessenta, onde trabalhou para a revista Elle, terá ficado sem o dedo mínimo da mão esquerda, por razões que só ele sabia – supõe-se algo ligado ao serviço militar e à guerra colonial.
Em Paris frequentou o atelier de um grande pintor Fernand Léger.
 Dizia que tinha ganho algum dinheiro com essa fotografia reproduzida em vários países, mas depois perdeu o controle, apesar das suas dificuldades económicas.
A fotografia foi tirada no dia 25 de abril. Pegou no filho de um amigo, Pedro Bandeira Freire, que na altura teria dois ou três anos, e foi com ele ao aeroporto da Portela para fazer a célebre fotografia que se transformou no cartaz alusivo ao 25 de abril de 1974.
 Pediu a três soldados da Marinha da Força Aérea e do Exército para segurarem na arma, e fez click com a Nickon.
Parece que o miúdo está a colocar o cravo na G3, mas não, ele está esticado para tirar o cravo.
Adaptado de “Artistas de Abril”
AQ

Sem comentários:

Enviar um comentário